Emissão Online Direto ·
14.02.2014

Arranca a Emissão do Carnaval de Torres 2014

O Carnaval de Torres Vedras regressa em força de 28 de fevereiro a 5 de março para ser vivido "em direto" por milhares de foliões que se vão caracterizar a preceito para entrar no "Mundo da Televisão". A caixa que mudou o mundo dá o mote ao Carnaval mais português de Portugal em 2014, que se espera que seja visitado por cerca de 350 mil pessoas. Todos estão convidados para esta grande festa que durará 6 dias e 5 noites!
A "grelha de programação" é muito vasta e rica em diversão. "Sintonize" o melhor Carnaval de Portugal.

O arranque oficial do Carnaval de Torres acontece na manhã de sexta-feira, 28 de fevereiro, com cerca de 8 mil participantes no corso escolar. "Mickey Mouse", "telecomandos", "smurfs", "ovelha-choné", "piratas da ilha", "Peter Pan" e muitas outras máscaras criativas e originais irão marcar o desfile das crianças de 87 estabelecimentos de ensino do Concelho de Torres Vedras (creches, jardins-de-infância, 1.º, 2.º e 3.º ciclos). Este é um dos mais participados desfiles do Carnaval de Torres, com os mais novos a "liderar as audiências".
Quando forem 22h00, toda a cidade se prepara para a chegada dos Reis do Carnaval de Torres. A cerimónia de entronização decorrerá na Praça Sr. Vinho (Mercado Municipal de Torres Vedras), mas serão milhares a acompanhar a sua chegada à Estação da CP. A divertida solenidade que o momento exige irrompe na folia dos presentes, quando a Chave da Cidade for entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras a suas Altezas Reais, por tradição dois homens da terra (Rei: Ricardo Miranda / Rainha: Pedro Adam).
Arranca a emissão!

Sábado, 1 de março, a partir das 21h00, realiza-se o corso noturno com o concurso de grupos de mascarados. São milhares de mascarados, organizados em grupos, que vêm divertir-se e mostrar o trabalho realizado ao longo de vários meses. Espontaneidade, criatividade e originalidade marcam esta noite, ao ritmo do "Tó'Candar". Em 2013, participaram neste concurso 2500 pessoas, de 40 grupos.

Domingo, 2 de março, é dia de realização de corso diurno, com os tradicionais e muito apreciados carros alegóricos do Carnaval torriense a saírem à rua. Elaborados por empresas do concelho, tratam-se de carros de grandes dimensões cujos traços enfatizam a crítica política e social que os caracterizam. Nesta batalha pelo "share", esperamos que venha assistir à "transmissão em direto" deste grande espetáculo de cor. Zés-Pereiras, mascarados, cabeçudos e grupos do nosso Carnaval, como a Real Confraria, Ministros e Matrafonas, Marias Cachuchas e os Fidalgos tornam o Carnaval de Torres espontâneo e, simultaneamente, tradicional.

Segunda-feira, 3 de março, terá lugar, às 14h30 na Expotorres, o Baile de Máscaras Tradição, com os seniores do Concelho de Torres Vedras a terem o seu momento de diversão no Carnaval de Torres. Já a partir das 21h000, é altura do Corso Trapalhão com os foliões a "improvisar" o seu disfarce e a sair à rua nesta que é a última grande noite do Carnaval de Torres 2014.

Mas a diversão não termina com os corsos. A noite do Carnaval de Torres tem um "sinal" muito forte. Seja o seu sistema analógico ou digital, vai perceber que vai receber em perfeitas condições a "emissão" que a Organização preparou para todos: A Praça Machado Santos, o Jardim de Santiago e o Mercado Municipal de Torres Vedras vão contar com palcos animados por DJ'S. De 28 de fevereiro a 3 de março, saiba quais os palcos que lhe vão dar música (ver programa).

Em Torres Vedras a tradição mantém-se e, por isso mesmo, dia 4 de março, terça-feira, há corso diurno a partir das 14h00, faça chuva ou faça sol. Não há tolerância mas não faz mal. Em Torres Vedras é Carnaval e a festa acontece com a mesma intensidade.

Na quarta-feira, 5 de março, chegará ao fim o Carnaval de Torres 2014. O Enterro do Entrudo com fogo-de-artifício acontece a partir das 21h00, com ponto-de-encontro na Praça da República e término junto ao Tribunal.

Fim de emissão em 2014. Para o ano há mais! Que todos venham ao Carnaval mais português de Portugal, porque a vida são dois dias... e o Carnaval de Torres são 6!
De 28 de fevereiro a 5 de março, "sintonize-se" connosco!