Emissão Online Direto ·
07.02.2016

Enchente no Corso de Domingo do Carnaval de Torres Vedras

Cerca de 40 mil pessoas estiveram hoje em Torres Vedras para assistir ao primeiro corso diurno deste Carnaval, conhecido como o mais português de Portugal.

Com início às 14h30, as ruas do recinto encheram-se de música, ritmo, alegria e muitos milhares de mascarados para fazer deste dia a maior festa de Carnaval do país. Em Torres Vedras não há espetadores, ninguém fica só a assistir, todos são atores e participam ativamente no Corso.

Grupos carnavalescos, os tradicionais zés-pereiras a marcar o ritmo dos cabeçudos, os grupos organizados de mascarados, o Tó'Candar a dar música aos milhares que se divertem a "tirar o pé do chão" e as célebres matrafonas torrienses a mostrar a sua "fibra", animaram todos os que se deslocaram a Torres Vedras.
Destaque especial para os 8 carros alegóricos que saíram à rua, numa tarde com temperatura primaveril, e que foram muito apreciados quer pela carga irónica e satírica que imprimem, quer pela qualidade artística que carregam: "Futemáfia", "Sheriff mas pouco", "Tuga Circus", "Rota Cega"; "Resgate dos Deuses", "Zézinho", "Museu do Carnaval" e o Carro dos Reis fizeram sucesso entre os visitantes.

Foram também anunciados os vencedores do concurso de grupos de mascarados, que decorreu ontem no corso noturno, e no qual participaram mais de duas mil pessoas. Trata-se de grupos de "amigos" que se organizam, de forma espontânea, para participar neste concurso e que trabalham arduamente para serem os mais originais e criativos. Assim, foram vencedores do prémio do público: 1.º "Papa-Bolachas"; 2.º "Barbi Matrafonica"; 3.º "O que é que o Casalinhense tem??? Tem Carmenzinhas e Carmenzões". O prémio dos grupos foi para: 1.º "Barbi Matrafonica"; 2.º "P'Logostinho"; 3.º "Papa-Bolachas"; o Prémio da Confraria do Carnaval de Torres foi atribuído ao grupo "O que é que o Casalinhense tem??? Tem Carmenzinhas e Carmenzões"; finalmente, o carro alegórico mais votado pelos grupos foi "O Museu do Carnaval", produzido pela Creative Factory.

Esta tarde acorreram famílias inteiras ao Carnaval de Torres Vedras. Do avô, ao neto, muitos foram os que vieram de vários pontos do país, bem como do estrangeiro, e se mascararam a "rigor" e em família para assistir a esta grande festa que se mostrou, mais uma vez, ser de todos e para todos! Os que não conseguiram estar presentes, puderam assistir à transmissão em direto do Programa da SIC, "Portugal em Festa".

Às 18h00, o perímetro do corso estava totalmente preenchido e, a seguir o Tó'Candar vários milhares prometem continuar, sem intervalos, noite dentro.

Muito a acontecer, muita folia, ruas cheias, muita alegria... assim é o Carnaval mais português de Portugal!