Emissão Online Direto ·
20.01.2017

Carnaval de Torres Vedras é tema de filme de Edgar Pêra

"Delírio em Las Vedras" teve a sua ante estreia em Torres Vedras na noite de 18 de janeiro, nos cinemas Nos do centro comercial Arena Shopping.

Trata-se de um filme do consagrado cineasta português Edgar Pêra que "num registo delirante e excêntrico do Carnaval de Torres Vedras (...) apresenta uma série de aventuras e desventuras em cadeia, parodiando o tom de reportagens televisivas e radiofónicas, naquele que se reclama como "o carnaval mais português de Portugal". Concorrência à parte, muitas são as situações e personagens da atualidade política do país que servem de inspiração aos foliões. Entre "matrafonas", reis e rainhas de faz-de-conta, alguns dos repórteres improvisados da trupe de Edgar Pêra teimam em confundir os papéis e, pelo meio da festa, vão perguntando aos pândegos mascarados se não será aquilo um movimento de insurreição, uma viragem para um regime anárquico. A provocação nem sempre é bem entendida por todos aqueles que, de manhã, regressam a casa, ressacados. Mas, o ambiente nostálgico de fim de festa não desmente as saudades da revolução".

Nesta ante estreia marcaram presença o realizador da película, para além de alguns atores que intervieram na mesma como Sofia Ribeiro, Marina Albuquerque e Albano Jerónimo. A Real Confraria do Carnaval de Torres e diversos grupos carnavalescos também marcaram presença neste ato.

Na ocasião o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, aproveitou para homenagear Nuno Melo, ator já falecido que participou em "Delírio em Las Vedras".

De referir que este filme foi gravado durante o Carnaval de Torres Vedras de 2015. Edgar Pêra realçou nesta ante estreia o árduo trabalho que implicou a realização de "Delírio em Las Vedras", película que resultou de mais de 90 horas de filmagem.

Este filme, que pode ser visualizado numa experiência 3D, está em exibição de 20 a 22 de janeiro nos cinemas NOS do centro comercial Arena Shopping.

Tal integra-se no ciclo dedicado a Edgar Pêra em Torres Vedras proporcionado pela Fundação Serralves, o qual inclui ainda um ciclo de cinema dedicado a este artista no Teatro-Cine e uma exposição retrospetiva do seu trabalho na Paços - Galeria Municipal.

Para já, "Delírio em Las Vedras" está nomeado para o Festival Internacional de Cinema de Roterdão.