03.02.2018

Carnaval de Torres Vedras “inunda” Lisboa com desfile carnavalesco

A histórica estação do Rossio, em Lisboa, foi pequena para receber os cerca de 400 elementos da Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras. Depois de uma viagem de comboio em ambiente de folia, a comitiva foi recebida em apoteose por lisboetas e turistas. Por entre aplausos, sorrisos e vivas, os populares saudaram o carnaval torriense com o espanto, a surpresa e a alegria estampados no rosto. A liderar a Embaixada do Carnaval estavam Suas Altezas os Reis do Carnaval e a vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. Atrás deles, uma autêntica Parada Carnavalesca que fez parar o trânsito da capital. Real Confraria, Ministros e Matrafonas, Lúmbias, Fidalgos, Marias Cachuchas, a banda OSGA, Cabeçudos e vários outros grupos de mascarados desfilaram até à Praça do Comércio onde, no Ministério da Administração Interna, a Embaixada Real foi recebida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e pelo secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. Ex-presidente da Câmara de Torres Vedras, foi com emoção que o governante saudou o "seu" carnaval. Da janela do Ministério, Suas Altezas Reais e os secretários de Estado saudaram uma multidão de largas centenas de pessoas, perante o espanto de populares e turistas, nacionais e estrangeiros. Foi em euforia que, todos juntos, cantaram o "Samba da Matrafona", liderados pela sua autora, a cantora torriense Susana Félix que, da janela do Ministério, marcava o ritmo. Um momento verdadeiramente arrepiante.

Na ocasião solene, oportunidade também para uma distinção. A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, entregou aos Reis do Carnaval, a Medalha de Mérito Turístico Nacional, reconhecendo, assim, a importância do Carnaval de Torres Vedras no roteiro do turismo em Portugal.

Após a cerimónia, a comitiva carnavalesca fez o percurso de regresso a casa, numa espécie de "maré alta" feita de ondas de folia. E a cena repetiu-se. Pelo caminho, populares e turistas misturaram-se com os foliões, numa simbiose feita de muita diversão e humor.  

O objetivo estava cumprido. Esta "inundação" pacífica e divertida serviu para convidar todos a visitar a cidade de Torres Vedras, de 09 a 14 de fevereiro, e mergulhar no Carnaval mais português de Portugal, este ano com o tema "Mares e Oceanos".

E estamos só a começar, muito mais folia está por vir.