08.02.2013

Arrancou o Carnaval mais português de Portugal!


Em Torres Vedras já se respira Carnaval!
Cerca de 8000 crianças e jovens, de 107 estabelecimentos de ensino do concelho de Torres Vedras, participaram esta manhã no Corso Escolar que marca, tradicionalmente, o arranque do Carnaval mais português de Portugal. Muita cor e animação nas ruas do centro da cidade que contagiaram todos os visitantes.
Ardinas, ecopontos, peças de lego, espantalhos, moinhos de vento, piratas... foram dezenas as máscaras que demonstraram o trabalho, a originalidade e a espontaneidade dos mais novos.

 

Já cerca das 22h00 foi hora de receber suas Altezas os Reis do Carnaval de Torres: El-Rei Dom Koelhone Esfolado Intéaotutano e Ela Dona Pinguinhas de Meigas Falinhas. A partir de hoje, e até 13 de fevereiro, são eles os soberanos que comandam o reino da folia, depois do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras lhes ter entregue as chaves da cidade. Fica assim suspenso o poder local eleito!

Amanhã, dia 9 de fevereiro, uma "Embaixada Real do Carnaval" concentrar-se-á, às 12h30 no Campo Pequeno, em Lisboa, para uma manifestação e desfile até à sede da Missão do FMI, onde será entregue, pela Organização deste Carnaval, uma proposta de aditamento ao Memorando de Entendimento. Esta ação visa alertar para a importância e impacto da tolerância de ponto na economia local. Os Reis do Carnaval, grupos de mascarados e grupos de referência do Carnaval Torriense, bem como muitos foliões, integram esta Embaixada Real.
De regresso à cidade de Torres Vedras, a partir das 21h00, realiza-se o Corso Noturno, com mais de 3000 participantes no Concurso de Mascarados e muitos milhares a assistir a este desfile de criatividade. O Tó'candar também sai à rua para fazer a multidão "tirar os pés do chão".

 

O importante é que todos os foliões "usem da maior compostura e máxima alegria!"