09.02.2013

Embaixada Real do Carnaval em Lisboa e 2500 participam no Concurso de Mascarados


Eram 12h30 quando uma "Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras", composta por cerca de uma centena de pessoas dentre as quais Suas Altezas Reais deste Carnaval, chegou ao Campo Pequeno, em Lisboa, e desfilou até ao n.º 57 da Avenida da República, sede da Missão do FMI em Portugal. O objetivo desta Embaixada, cujo desfile foi marcado pelo ritmo dos bombos dos Zés-Pereiras, foi entregar uma proposta de aditamento ao Memorando de Entendimento assinado pelo Estado Português. A missão foi bem sucedida e a proposta foi entregue pelos Reis do nosso Carnaval.
Neste documento propunha-se a fixação da terça-feira de Entrudo como feriado oficial da República, com a pretensão de alavancar o consumo interno de bens e serviços nacionais; favorecer o aumento das exportações de serviços de turismo; e aumentar a produtividade das economias locais, consequentemente a nacional.
Uma proposta para ser considerada e levada a sério porque em Torres Vedras produz-se muito durante o Carnaval!

 

Não só de coisas sérias se fez este segundo dia do carnaval mais português de Portugal. Depois de uma arruada a meio da tarde, em que os Zés-Pereiras e cabeçudos percorreram várias ruas da cidade trazendo muita "batida" e animação, a partir das 21h30 teve início o corso noturno, participado por mais de 2500 pessoas no Concurso de Mascarados. Este foi um desfile marcado pela criatividade e originalidade de 40 grupos organizados que trabalharam com grande afinco nos preparativos para esta grande noite de sábado. Milhares de pessoas puderam, também, testemunhar o resultado de longas horas de trabalho e de ideias verdadeiramente criativas, muitas delas bem "recicladas" e em consonância com o tema do Carnaval de Torres 2013.
"Bonecas de Balão", "Pilhas Durapouco", "Reciclobaianas", "Recicla-te aqui" ou "Só com Fatura" foram alguns dos grupos que nos mostraram que, utilizando materiais reciclados, é possível criticar com muito humor e qualidade. Amanhã, pelas 17h00, será feito o anúncio dos grupos vencedores.
Esta noite de sábado ficou marcada por uma inundação de cor, animação e folia, com multidões a fazer a festa!

 

Amanhã, 10 de fevereiro, sai à rua o corso diurno de domingo, a partir das 14h00, no qual os visitantes terão a possibilidade de ver, pela primeira vez este ano, os carros alegóricos do Carnaval de Torres Vedras, carregados de sátira política e caracterizados pela sua extrema qualidade artística: "Dominatrix", com Angela Merckl no seu dragão de fogo a dominar toda a Europa; "Novos Emigrantes", com os melhores profissionais a emigrar e a levar o melhor do nosso país; "Passos por um Fio", a marioneta Passos Coelho em posição de vassalagem manietado pela "mãozinha europeia"; ou o "Monstro dos Mercados", retratando o capitalismo que tomou conta de todas as classes sociais...São apenas quatro dos oito carros alegóricos que integram o desfile. A par dos carros alegóricos, não faltarão os cabeçudos, os Zés-Pereiras, as célebres matrafonas Torrienses e muitos mascarados.
À noite, a partir das 22h30, a animação continua com "DJ´s Carnaval Party III", nos palcos da Praça Machado Santos (Praça da Batata) e Jardins de Santiago, e também nos bares e discotecas da cidade.

 

No Carnaval de Torres Vedras, que acontece até ao dia 13 de fevereiro, todos são atores desta festa!
Reduzimos, reciclamos, reutilizamos... mas a folia é sempre a mesma!