04.02.2017

Monumento inaugurado, Carnaval de Torres lançado!

Foi hoje lançada a "primeira pedra" do Carnaval de Torres Vedras 2017, com a inauguração do Monumento do Carnaval, intitulado "Tugalândia", na presença de centenas de foliões que se dirigiram à Praça da República para assistir a este momento.

Com cerca de 14 metros de altura, o Monumento do Carnaval deste ano satiriza vários aspetos da atualidade nacional e internacional, com especial incidência nos campos da política e da justiça.
Foliões anónimos, grupos de mascarados, elementos da Confraria do Carnaval, representantes das "Marias Cachuchas", "Ministros e Matrafonas", "Fidalgos", "Lúmbias", "Cavalinhos", "Osga", "Ribombar" e os cabeçudos, tradicionais do nosso Carnaval, fizeram desta inauguração uma festa rija, a mostrar que teve início um período de grande folia em Torres Vedras.

Destaque especial para um figura conhecida e muito querida do público, Júlio Isidro que esteve presente na inauguração do Monumento e que recebeu o medalhão de sócio honorário das mãos do Chanceler da Real Confraria do Carnaval, bem como a Medalha da Cidade, entegue pelo presidente da Câmara Municipal. Estas homenagens a Júlio Isidro justificam-se pelo enorme contributo que o apresentador deu à promoção do Carnaval de Torres Vedras na década de 80.

Os súbditos torrienses ficaram ainda a conhecer a Princesa do Carnaval de Torres, Ricardina, que será entronizada Rainha no próximo dia 24 de fevereiro.

Brinquedos, brincadeiras, teatro, marionetas, jogos (de poder), espetáculo, arte, lágrimas e gargalhadas, pinóquios, previstos e imprevisos ... de tudo isto se faz o Monumento do Carnaval de Torres Vedras.
A festa prosseguiu na Expotorres com um "Encontro de Gentes de Carnaval".

A partir de agora já não há volta a dar: a folia está instalada!
Até 1 de março, Torres Vedras respira Carnaval.